Gestante pode extrair dente? A gravidez exige uma série de cuidados por parte da gestante e de quem a acompanha. Há inúmeras restrições em relação a mulheres nessa circunstância. Mas muitos ainda têm dúvidas em saber se uma gestante pode extrair dente.

    Economize com dentista! Faça um plano odontológico pagando a partir de R$ 24,93 e tenha acesso a mais de 28mil dentistas no Brasil!


    Isso porque trata-se de um procedimento que exige anestesia e muitos cuidados cirúrgicos. Além do que, o uso de alguns medicamentos que evitam dores advindas da cirurgia pode ser contraindicado.

    Levando em consideração as dúvidas mais importantes em relação a esse assunto, preparamos um conteúdo inteiramente dedicado ao assunto. Acompanhe!

    ANTES DE SABER SE GESTANTE PODE EXTRAIR DENTE: ENTENDENDO A IMPORTÂNCIA DAS VISITAS AO CONSULTÓRIO

    gestante pode extrair dente

    Todos sabem o quanto são incômodas as dores de dente e outros problemas bucais. No caso das gestantes, trata-se de uma condição que pode prejudicar a saúde da mãe e do bebê.

    Isso porque problemas como cáries e dentes do siso que nascem em posições ou em lugares inadequados são comuns em mulheres grávidas.

    Outras condições também concorrem para dores e incômodos, como o desgaste de dentes provocado por vômitos e a inflamação de gengivas.

    Esses problemas acometem as grávidas devido, principalmente, às mudanças hormonais que ocorrem durante o período.

    Apesar de haver a possibilidade de ocorrência de todos esses transtornos, ainda há a ideia de que mulheres gestantes não devem ir ao dentista.

    Agindo dessa forma, grávidas podem estar colocando a saúde de seus filhos e a própria em risco.

    Ao persistir nesse equívoco, pode-se contribuir para o alastramento de problemas pequenos, os quais podem se tornar graves.

    É importante que se ressalte esse ponto, haja vista que muitas mulheres optam por realizar procedimentos como a extração somente após a gravidez.

    Isso porque já se sabe que manter a saúde bucal auxilia na manutenção da saúde física como um todo.

    E uma das recomendações mais importantes para quem deseja ter uma boa higiene bucal é fazer visitas periódicas ao dentista. E tal é importante não tanto para solucionar problemas, quanto para preveni-los.

    EXTRAINDO DENTES NA GRAVIDEZ: É POSSÍVEL?

    Sim, é possível. Para falar de maneira mais ampla, todos os procedimentos odontológicos podem ser realizados em gestantes.

    No entanto, é necessário se observar alguns detalhes em relação à gravidez. Esse período é marcado por algumas fases mais delicadas do que outras.

    E tal detalhe deve ser observado na hora de se decidir em qual momento fazer um procedimento tão delicado quanto uma extração.

    No que diz respeito a isso, deve-se evitar tanto quanto possível os primeiros meses de gravidez.

    Isso porque é nos noventa dias de gestação que ocorrem 20% dos abortos espontâneos. Tal se explica pela vulnerabilidade do feto nesse período.

    O mais recomendado por especialistas é que procedimentos como extrações dentárias sejam realizados entre o quarto e o sexto mês de gravidez.

    Nessa fase, o feto já está bem desenvolvido, o que o torna menos frágil e vulnerável.

    Já no trimestre final, podem ocorrer reações adversas a esses procedimentos, como falta de ar.

    Apesar de todas essas especificações, se a extração de dente for o método mais recomendado, ele deverá ser realizado em qualquer período.

    E, para cada um destes, o dentista terá recomendações específicas para tornar o procedimento o menos incômodo possível.

    No que concerne às medicações para evitar dores decorrentes da cirurgia, é recomendado tomá-las entre a partir do quarto mês de gravidez.

    EXTRAIR SEM MEDO E SEGUINDO AS RECOMENDAÇÕES DE UM PROFISSIONAL

    Portanto, não se deve temer a extração de dentes na gravidez, visto que o procedimento não só é recomendado, como pode ser inclusive necessário.

    Conclui-se, pois, que gestante pode extrair dente, desde que devidamente acompanhada por profissional competente.

    Você conseguiu tirar suas dúvidas sobre esse assunto? Costuma fez ou precisará fazer uma extração na gravidez? Comente!

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui