Branqueamento dental, como funciona? Ter um sorriso branco pode abrir muitas portas na vida pessoal e profissional. E é por isso mesmo que muitas pessoas desejam fazer um branqueamento dental, ainda que não saibam como ele funciona.

    Economize com dentista! Faça um plano odontológico pagando a partir de R$ 24,93 e tenha acesso a mais de 28mil dentistas no Brasil!


    Realmente, o procedimento de branqueamento pode dar uma aparência muito mais bela a um sorriso. E isso pode ser conseguido por meio de processos relativamente simples e acessíveis.

    Com o intuito de falar mais a respeito desse assunto, explicaremos os principais métodos de branqueamento dos dentes. Apresentamos ainda esclarecimentos sobre os motivos do amarelecimento deles. Confira!

    ANTES DE SABER COMO FAZER O BRANQUEAMENTO DENTAL: QUAIS AS RAZÕES DO AMARELECIMENTO OS DENTES?

    branqueamento dental

    Existem várias motivos que podem explicar o fato de os dentes se tornarem amarelados.

    Como primeira causa, podemos indicar o processo de envelhecimento natural pelo qual passa o esmalte dentário. Com o tempo, é comum que ele perca a brancura e o brilho.

    Tal se deve ao desgaste dos anos, mas pode ser remediado por meio de tratamentos específicos.

    Mas esse processo de envelhecimento e desgaste dos dentes pode ser acelerado por hábitos prejudiciais e higiene bucal inadequada.

    Entre os hábitos que mais contribuem para o amarelecimento dentário está o consumo de cigarros.

    A nicotina presente neles compromete não somente a vitalidade dos dentes, mas também de toda a saúde da boca.

    Já o desleixo em relação à higiene diária, como a falta de escovação ou a não utilização de enxaguantes, pode favorecer a aceleração da descoloração dos dentes.

    Há ainda alguns alimentos que se consumidos em excesso podem contribuir para tornar os dentes mais amarelos.

    Um desses alimentos é o café. Frutas vermelhas, como framboesas e mirtilos também agravam o problema. Entre os legumes, podemos indicar a beterraba como causadora de manchas.

    Das bebidas alcoólicas, a que mais contribui para o aparecimento de machas é o vinho.

    Existem também alguns condimentos podem causar o amarelecimento, como o ketchup. Isso porque esse molho conta com muitos corantes em sua composição.

    Para todos os casos listados aqui, recomenda-se o enxague ou escovação dos dentes após o consumo. Não é necessário evitar esses alimentos, sendo suficiente consumi-los com moderação.

    COMO FAZER PARA BRANQUEAR OS DENTES

    A técnica de clareamento dental consiste na aplicação de produtos branqueadores com o objetivo de restituir a coloração original dos dentes.

    Esse procedimento é realizado por profissionais com conhecimentos na área da Odontologia Estética. Geralmente, o método é aplicado por cirurgiões-dentistas.

    Existem duas formas de se fazer o branqueamento dental, a saber, um método caseiro e outro realizado em consultório. Apresentamos a seguir cada uma dessas formas em mais detalhes.

    Branqueamento caseiro

    Como o nome mesmo indica, esse método é feito em casa pelo próprio paciente. Entretanto, é importante sublinhar que ele deve ser acompanhado e orientado por um profissional da área.

    Esse método é muito recomendado por ser menos agressivo do que aqueles utilizados em consultório. Ele pode ser concluído em um prazo médio de 15 dias.

    Em linhas gerais, o tratamento consiste na aplicação de agentes clareadores nos dentes mediante o uso de moldeiras.

    Branqueamento no consultório

    Ao contrário do que ocorre no caso do tratamento caseiro, o método realizado em consultório é ministrado inteiramente por profissionais qualificados.

    Deve-se ressaltar ainda que esse tratamento é considerado mais agressivo do que o caseiro. O motivo está na utilização de produtos químicos mais agressivos.

    DENTES MAIS BRANCOS, DENTES MAIS SAUDÁVEIS

    Ainda que o clareamento proporcione um sorriso mais branco, é importante que se tenha em vista que hábitos mais saudáveis também podem auxiliar na conquista desse objetivo.

    Ademais, não se deve esquecer que o branqueamento dental exige acompanhamento, sem o qual pode-se incorrer em muitos riscos.

    E você, já pensou em ter dentes mais brancos e um sorriso mais bonito? Qual dos métodos você gostaria de aplicar? Conte-nos!

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui