Para gestantes, isso se evidencia de maneira ainda maior. Isso porque é comum ocorrer dor de dente na gravidez. Dores de dente são problemas muito incômodos, que podem gerar insônia e dores de cabeça.

    Economize com dentista! Faça um plano odontológico pagando a partir de R$ 24,93 e tenha acesso a mais de 28mil dentistas no Brasil!


    Nessa fase, os dentes costumam ficar muito mais sensíveis, o que pode gerar muito desconforto e dores. Por esse mesmo motivo, é importante que saiba as causas dessas dores e como preveni-las.

    Com o intuito de falar mais sobre esse assunto, apresentamos as causas desse mal em mulheres grávidas. Indicamos ainda como se pode prevenir o problema. Confira!

    QUAIS AS CAUSAS DA DOR DE DENTE NA GRAVIDEZ?

    dor de dente na gravidez

    Conforme já mencionamos, esse problema é bastante comum durante a gravidez.

    Nesse período, inflamações na gengiva, erosão do esmalte dentário e cáries ocorrem de maneira mais corriqueira devido a alterações que acontecem no organismo.

    Uma das mudanças mais significativas diz respeito ao funcionamento dos hormônios.

    Estes podem alterar o modo como o organismo responde à ação de bactérias e outros microrganismos.

    Essa mudança pode levar a uma série de problemas bucais, como a dores na gengiva e dentes e à doença periodontal.

    Quando a desregulamento hormonal influi na condição dos dentes, estes se tornam mais sensíveis. As dores frequentemente irradiam-se podendo afetar também os maxilares. E isso pode gerar dores de ouvido e de cabeça.

    O inchaço da gengiva também influi para que dores de dente ocorram. Esse inchaço é resultado do aumento do fluxo sanguíneo.

    Tal ocorre por conta do fato de o corpo ter que suportar tanto a mãe, quanto o bebê, o que exige ainda mais circulação sanguínea.

    Essa condição, além de gerar gengivas inchadas, podem também propiciar a hipersensibilidade dental. Tal problema é caracterizado por uma dor aguda ao se ingerir alimentos quentes ou frios.

    Dores de dente são consequências ainda da erosão dental que ocorre devido aos vômitos. Estes tem uma composição ácida que corrói os dentes, deixando-os desprotegidos.

    Outro sintoma comum às mulheres grávidas é a boca seca. Esse fato contribui para o aparecimento de cáries e outros problemas, haja vista que a saliva auxilia na manutenção de dentes limpos.

    COMO LIDAR COM DORES DENTÁRIAS NA GESTAÇÃO

    A gravidez impede que procedimentos cirúrgicos mais complexos sejam realizados.

    Por isso, é muito importante que se saiba manter uma boa higiene bucal durante a gestação. Abaixo, listamos algumas dicas.

    Escolhendo cremes dentais e escovas

    Devido à hipersensibilidade dentária, é muito importante evitar cremes dentais e enxaguantes abrasivos, visto que estes podem desencadear muitas dores.

    No que concerne às escovas de dente, é recomendado que se opte pelas escovas de cerdas macias.

    Reduzir o consumo de doces

    Deve-se evitar o consumo excessivo de alimentos cariogênicos. Essa é a razão pela qual se deve ter cuidado especial com o consumo de doces.

    É fato que o açúcar estimula a ação de bactérias bucais, o que facilita ainda mais sua proliferação. Por esse mesmo motivo, recomenda-se a higienização bucal logo após o consumo de alimentos doces.

    Evitar alimentos que causam hipersensibilidade

    Para evitar as dores agudas nos dentes provocadas por certos alimentos, o ideal é que se tenha uma lista deles.

    Entre os alimentos a serem evitados, podemos mencionar os chás, picolés, sopas, etc.

    Fazer consultas periódicas ao dentista

    Fazer consultas de rotina durante a gravidez pode ajudar muito na prevenção a dores de dente.

    No consultório, a gestante pode ter acesso não somente aos procedimentos profiláticos, mas também a orientações sobre como manter a saúde bucal.

    GRAVIDEZ MAIS TRANQUILA SEM DORES DE DENTE

    É possível evitar esse problema, ainda que ele seja muito comum entre as gestantes.

    De fato, com alguns cuidados em relação aos hábitos e à saúde bucal, pode-se evitar a dor de dente na gravidez.

    Você já sabia da recorrência desse problema em mulheres grávidas? Conhece alguma dica de como evitar dores de dente nessa circunstância? Conte-nos!

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui