Muitas maneiras são buscadas para tratar da dor dente, de remédios caseiros e medidas higiênicas até remédios propriamente ditos. Dentro desse último, surge então uma boa opção: pomada para dor de dente.

    Economize com dentista! Faça um plano odontológico pagando a partir de R$ 24,93 e tenha acesso a mais de 28mil dentistas no Brasil!


    No entanto, não se trata de solução definitiva da dor de dente, mas uma solução temporária eficaz contra o incômodo causado. Dessa forma, as pomadas são, antes de tudo, anestésicas.

    Assim, a pomada para dor de dente age superficialmente, mas age de forma eficiente no que se propõe. Continue com a leitura do artigo e veja qual a melhor para se usar!

    Pomada para dor de dente: quais as melhores opções?

    pomada para dor de dente

    Como dito antes, a pomada para dor de dente possui efeito anestésico e é considerada uma opção eficiente para solução temporária. Ninguém quer conviver com a dor, enquanto espera por uma consulta – e a pomada é útil nisso.

    Dessa forma, é geralmente aplicado superficialmente, na região da gengiva, e também age superficialmente. Não trata da causa do problema, mas alivia a dor causada (o que é bastante necessário em caso de bebês na primeira dentição).

    Os principais remédios são Xylocaína e Lidocaína (seu genérico), Gingilone e benzocaína (seu genérico), Malvatricin e Nene Dent N. Hora de conhecer eles!

    Xylocaína

    Xylocaína se trata de uma pomada anestésica de mucosa oral que causa perda temporária de sensibilidade na região afetada. Após aplicado, tem ação em meio minuto até 5.

    Seu princípio ativo é a lidocaína e por isso a dosagem não pode passar de 5 g (a dose é entre 1 a 5 g). Já a dosagem diária não deve passar de 20 g, sendo a pomada aplicada com intervalos suficientes.

    Para usar, basta aplicar uma pequena camada de pomada para dor de dente, cobrindo suficientemente a região afetada. A mucosa deve ser secada antes da aplicação.

    Lidocaína

    Sendo princípio ativo da Xylocaína, também é vendido como genérico, sendo indicada para alívio de dor durante exames e outros tratamentos. No entanto, não deve ser aplicada diretamente sobre ferimentos.

    Assim com a Xylocaína, também causa perda temporária de sensibilidade na região aplicada, tendo ação em meio minuto até 5. Deve sempre ser aplicada a menor dosagem possível (entre 0,2 a 0,5 g por 10 cm²).

    Gingilone

    Gingilone é uma pomada para dor de dente que além de contar com propriedades anestésicas (vindas de seu princípio ativo, benzocaína), é anti-inflamatório e antibacteriano. Por isso, é indicado para fase aguda de infecções bucais.

    • Seu acetato de hidrocortisona inibe a resposta inflamatória;
    • O sulfato de neomicina é eficaz contra microrganismos Gram-positivos e gram-negativos;
    • Sua benzocaína possui ação anestésica eficiente contra desconforto local.

    Dessa forma, é uma das pomadas ideais para alívio de dor de dente ou na gengiva, agindo em inflamações, infecções e sangramentos.

    Benzocaína

    Outra opção é contar com o genérico do Gingilone, o princípio ativo Benzocaína. Também indicado como anestésico local, é comum em procedimentos clínicos como posicionamento de próteses.

    Além disso, tendo apenas a função simples de anestesia, é aplicado em pouca quantidade: aplicações de 0,5 g até que seja alcançado o efeito que se espera, sendo a dose máxima 2 g.

    Malvatricin

    Uma última opção para adultos é o uso de Malvatricin para afecções da boca, aftas e profilaxia de cáries. Essa pomada para dor de dente age mais como um antisséptico eficaz na prevenção de cáries.

    Dessa forma, deve ser usado na escovação de 3 a 5 vezes ao dia (pode ser com o dedo indicador). No entanto, nada de comer ou beber durante 30 minutos após seu uso.

    Nenê Dent N

    Por fim, Nenê Dent N é uma das melhores opções contra dor e coceiras advindas do surgimento da primeira dentição. Dessa forma, possui uma ação anti-inflamatória local suave para crianças. Também possui lidocaína em sua composição, sendo usado na área afetada da gengiva aos primeiros sinais de dentição. A aplicação dessa pomada para dor de dente é recomendada de 2 a 3 vezes ao dia (fica a critério médico os horários).

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui